Saber quais são os carros mais roubados na Bahia, pode ajudar quem está pensando em comprar um veículo. Isso porque quanto maior a incidência de roubos, maior o preço do seguro e risco que se corre.
Se a ideia é ter um carro, mas não ter que pagar muito para protegê-lo e nem se preocupar tanto, então é melhor não optar pelos modelos mais visados pelos bandidos.
Normalmente, os carros que figuram no topo da lista são os que possuem uma boa mecânica e grande procura por peças, principalmente, no mercado negro. Outro fator é que a clonagem acaba sendo utilizada pelos bandidos, porque a frota desses modelos é grande, o que faz com que eles acabem passando despercebidos.
O Gol quase sempre está entre os carros mais roubados, não importa o estado. Nesse caso, foram furtadas 98 unidades, o que corresponde a 1,108% da frota segurada.
O Palio é um veículo popular que também é bastante visado pelos bandidos. Foram roubadas 90 unidades desse modelo.
Esse carro possui diferentes versões e todas elas são bastante visadas. Ele aparece em terceiro lugar na lista com 88 unidades furtadas.
O primeiro modelo da Chevrolet a aparecer na lista é o Celta, com motor 1.0. Foram roubadas 75 unidades, o que corresponde a 1,184$ dos veículos expostos.
Outro carro popular que integra e lista é o corsa 1.0, é possível perceber que os carros menos potentes e que possuem muitas unidades em circulação, são os preferidos dos bandidos. O corsa teve 68 unidades roubadas.
Esse carro, apesar de imponente, não faz com que os bandidos recuem. Das 4.496 unidades expostas 58 foram roubadas. Isso corresponde a 1,29%.
Outro modelo da Toyota é o Corolla. Nesse caso, ele tem mais veículo expostos que a Hilux, são 5.302 unidades, sendo que 47 foram roubadas, resultando em um percentual de 0,886%.
O HB20 aparece entre os modelos mais vendidos do Brasil e, por isso, acaba se tornando um atrativo para os bandidos. Com muitas pessoas precisando de peças para reposição, há uma procura pelo modelo no mercado negro. Foram furtadas 45 unidades, o que corresponde a 1,021%.
O Voyage também não ficou de fora. Ele possui 43 unidades roubadas de 3.892 de forma expostas.
O Punto, apesar de aparecer em 9º lugar no ranking com 40 unidades roubadas, é o um dos que possui o maior percentual comparando veículos expostos com o número de roubos. Ele apresenta o percentual de 1,432%.
Em último lugar nesse lista temos o Fox. É possível perceber que a marca que mais aparece nesse ranking é a Volkswagen, ocupando a 1ª, 8ª e 10ª posição. No caso do Fox, foram registrados 39 roubos de 3.850 unidades expostas, um percentual de 1,013%.